Oruam é considerado foragido após 66 violações da tornozeleira eletrônica no RJ
O rapper Mauro Davi dos Santos Nepomuceno, conhecido artisticamente como Oruam, é considerado oficialmente foragido após a 3ª Vara Criminal do Rio de Janeiro determinar sua prisão preventiva nesta terça-feira (3). A Polícia Civil informou que, no cumprimento do mandado, o cantor não foi encontrado em sua residência e segue sem localização definida pelas autoridades.
Oruam estava em liberdade com o uso de tornozeleira eletrônica por força de uma liminar concedida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), mas a liminar foi revogada pelo próprio tribunal após relatórios da Coordenação de Monitoração Eletrônica da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) apontarem sucessivas violações das determinações judiciais.
De acordo com a Seap, o monitoramento eletrônico registrou 66 ocorrências de infrações ao uso do dispositivo, incluindo longos períodos em que o equipamento ficou desligado devido à falta de carregamento da bateria, desde novembro de 2025, 21 desses incidentes foram registrados somente em 2026. A tornozeleira foi substituída em dezembro, mas continuou apresentando falhas significativas, o que levou as autoridades a considerar insuficientes as medidas alternativas ao encarceramento.
Oruam responde a uma ação penal que apura tentativa de homicídio qualificado praticada contra um delegado e um oficial da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro durante uma operação policial em julho de 2025. O Ministério Público requereu a prisão preventiva após a revogação da liminar, e a juíza responsável entendeu que a manutenção do monitoramento eletrônico não garantiu o cumprimento das medidas cautelares nem a ordem pública
Fonte: Portal AZ.


