Novo Porsche 911 Turbo S É o Mais Rápido da História

Toda essa força vem da mais recente tecnologia de motorização da marca: os turbocompressores elétricos assistidos

A lenda do Porsche Turbo foi construída sobre potência, aceleração e velocidade máxima desde o 930 Turbo dos anos 1970, e o novo 911 Turbo S 2026 não decepciona. Ele supera seu antecessor de 2025 por margens consideráveis. Afinal, como não impressionar com 711 cavalos de potência sob o capô?

Com o modo Launch Control, o novo Turbo S deve atingir 100 km/h em 2,5 segundos, rivalizando com hipercarros totalmente elétricos. Segundo a Porsche, o modelo alcança 200 km/h em 8,4 segundos. A aceleração deve ser implacável até os 225 km/h ou 240 km/h.

Toda essa força vem da mais recente tecnologia de motorização da marca: os turbocompressores elétricos assistidos. A Porsche chama o sistema de T-Hybrid, pois cada turbo é, de certa forma, um híbrido — combinando o impulso instantâneo em baixas rotações de um compressor elétrico com o desempenho puro de um turboalimentador movido pelos gases de escape em altas rotações. Essa tecnologia é usada na Fórmula 1.

Em baixas rotações, um motor elétrico compacto de 400 volts, instalado no eixo central do turbo, acelera instantaneamente o compressor, eliminando o famoso “turbo lag”. Graças a isso, o torque máximo de 81,6 kgfm está disponível a partir de apenas 2.300 rpm.

Há meio século, ao acelerar um 930 Turbo, era preciso contar até três para sentir o golpe de potência — e só os motoristas mais habilidosos sabiam controlá-lo. Em 2026, qualquer pessoa com alguma experiência poderá explorar essa montanha de torque em arrancadas improvisadas.

Quando o fluxo de gases de escape é suficiente, os dois turbos passam a atuar de forma clássica, girando as pequenas turbinas e comprimindo o ar para dentro dos cilindros — o que chamamos de “boost”.

A Porsche ainda não detalhou o ponto exato em que o sistema elétrico cede o controle ao fluxo dos gases de escape, mas o resultado é torque máximo até 6.000 rpm. Precisei conferir a ficha técnica duas vezes para acreditar. A calibração da Porsche certamente garante uma entrega suave e progressiva. A potência máxima é alcançada entre 6.500 e 7.000 rpm.

Os turbos elétricos têm apenas uma desvantagem: o peso extra do sistema de 400 volts, da bateria e da fiação. A Porsche, porém, aproveitou esse acréscimo de forma inteligente: usa o sistema para alimentar um chassi eletro-hidráulico. Não é uma suspensão totalmente ativa como a do Panamera Turbo S Hybrid, mas ajuda o carro a manter uma postura mais estável em curvas e transições de direção.

Na versão cupê, o novo 911 Turbo S completou uma volta no circuito de Nürburgring Nordschleife (20,8 km) 14 segundos mais rápido que o modelo de 2025 — um feito notável, graças à suspensão eletro-hidráulica e ao torque instantâneo dos turbos elétricos.

Para colocar essa evolução em perspectiva, basta lembrar o 930 Turbo original dos anos 1970 — o carro que deu início à lenda. O mecânico que consertava meus carros na época da faculdade tinha um 930 verde-escuro, e eu ainda lembro da sensação de estar ao volante dele quase meio século depois. Enquanto meus esportivos universitários mal passavam de 100 cv, o 930 parecia o martelo de Thor.

O 930 pesava cerca de 1.180 kg, cerca de 540 kg a menos que o novo Turbo S com tração integral, mas entregava apenas 245 cv nos EUA e 260 cv na Europa. Nos anos 1970, todas as montadoras lutavam para atender às novas regras de emissões sem perder desempenho — e o 930 foi um choque para o mundo, um ícone instantâneo.

Sim, o 911 Turbo S 2026 é mais pesado, mas tem quase três vezes mais potência que o original, um sistema de tração integral avançado, suspensão sofisticada, aerodinâmica ativa, câmbio com trocas em milissegundos e até ar-condicionado que encara o calor de Palm Springs em agosto. Ele deve ser tão civilizado quanto brutal, perfeito tanto para um passeio tranquilo até uma steakhouse quanto para desafiar supercarros em pista.

Ah, e vale lembrar: o 930 levava 20 segundos para atingir 200 km/h, enquanto o novo faz isso em pouco mais de 8 segundos. Estamos vivendo uma era dourada da performance automotiva — e o novo Porsche 911 Turbo S de 711 cavalos é a prova viva disso. Thor certamente aprovaria.

Fonte: Forbes

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